Arte Colonial

- A Arte Colonial brasileira abrange o período que vai do século XVI ao ínicio do século XVII.- Possui destaque para arquitetura e decoração de interiores. 
- Após o descobrimento do Brasil, os portugueses começaram a construir as primeiras vilas, a exemplo de São Vicente, no litoral paulista.

- Atualmente as cidades de Olinda e Iraguassu (PE), Paraty (RJ), Minas Gerais (MG), Goiás (GO), Laguna  e São Francisco do Sul (SC), Cachoeira e São Sebastião (SP) ainda preservam as construções desse período: casas, igrejas, solares os quais representam parte da história do país e são intitulados como PATRIMÔNIO HISTÓRICO.

Alguns artistas dedicaram-se a retratar as cenas das fazendas e engenhos. 
Entre eles: Frans Post, Debret (séc. XIX), Cícero Dias e Vicente do Rego Monteiro.

A arte religiosa também foi bem expressiva nesse período. Com a intenção de catequisar os indíos e manter os preceitos da igreja católica, os portugueses construíram várias igrejas semelhantes as de Portugal. 

Principais características:

- As casas eram construídas muito próximas umas das outras.  
Os materiais empregados variavam de acordo com a localização: no litoral era pedra e cal; no interior barro batido, madeira e barro, pedra.
Além das cidades litorâneas, haviam ainda as fazendas onde eram produzido açúcar, melaço e cachaça.
- Nas pinturas há o retrato das cenas das fazendas e engenhos.
As pinturas e esculturas desse período eram feitas por padres e jesuítas, seguindo o estilo maneirista.

Arte Barroca 


- De 1500 a 1700, o estilo de arte predominante na Europa era o Barroco. 
- Foi através dos missionários que a arte barroca chegou às Colônias
Nasceu da crise de valores Renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e pela crise econômica vivida em conseqüência da falência do comércio com o Oriente. 

- Inicia-se no Brasil em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira. 
- Estende-se por todo o século XVII e início do XVIII. 
O Barroco no Brasil atingiu seu apogeu entre 1763 (mudança da capital brasileira para o RJ) e 1822 (Independência do Brasil). Nessa época, a Europa já tinha abandonado o Barroco e cultivava novos estilos.
O Barroco brasileiro é marcado também pela expulsão definitiva dos franceses (1615) e pelas invasões holandesas, na Bahia (1624) e em Pernambuco (1630). O Nordeste passa por rápidas mudanças econômicas, por meio do contato com os holandeses, até sua expulsão, em 1654. Com o declínio da cana-de-açúcar, a hegemonia econômica transfere-se para Minas Gerais, onde há extração de minérios, outra fonte de riqueza, que contribuiu para o desenvolvimento econômico.
- Foi o movimento artístico mais importante do Período Colonial, colocando em ascensão o catolicismo e a fé. 
O Barroco caracterizou-se por ser o primeiro estilo de época da Literatura no Brasil. E Gregório de Matos Guerra, por representar o primeiro poeta efetivamente brasileiro.


Principais características:

- Utilizavam ornamentos e curvas que davam a sensação de movimento e empregavam fortes contrastes de claro e escuro nas representações dos sentimentos dramáticos das figuras. 
- Os artistas barrocos pretendiam despertar as emoções do observador e envolvê-lo com o trabalho de arte. 
Seu rebuscamento reflete o conflito entre o terreno e o celestial, o homem e Deus (antropocentrismo x teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista, o material e o espiritual, que tanto atormenta o homem do século XVII. 


 

Modernismo

- Iniciou-se com a Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.

- A Semana de Arte Moderna contou com a participação de vários escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos. 

- Tinha o intuito de divulgar a produção de uma arte puramente brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem perder o caráter nacionalista.

- Foi uma explosão de ideias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX.

- Os artistas brasileiros buscavam por  uma identidade própria e a liberdade de expressão.

A predominância de valores expressionistas presentes nas obras de precursores como Lasar SegallAnita Malfatti e Victor Brecheret e no avançar do nosso Modernismo, a convergência de elementos cubo-futuristas e posteriormente a emergência do surrealismo que estão na pintura de Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro Ismael Nery.É interessante observar que a disciplina e a ordem da composição cubista constituem estrutura básica das obras de Tarsila, Antonio Gomide Di Cavalcanti. No avançar dos anos 20, a pintura dos modernistas brasileiros vai misturar ao revival das artes egípcia, pré colombiana e vietnamita, elementos do Art Decò


Principais características:

- Busca do moderno, original e polêmico
- Nacionalismo em suas múltiplas facetas 
- Volta às origens e valorização do índio verdadeiramente brasileiro 
-“Língua brasileira” - falada pelo povo nas ruas 
- Paródias - tentativa de repensar a história e a literatura brasileiras